domingo, 21 de setembro de 2008

CINEMA: LINHA DE PASSE












Estreiou em 05 de setembro de 2008 o filme:"Linha de Passe" de Walter Salles e Daniela Thomas.

Prometendo uma temática repetida e com um orçamento longe das grandes super produções o filme me surpreendeu.

Surpreende pela forma que trata de maneira crua e realista a vida de uma doméstica de classe baixa que mora com seus quatro filhos na periferia de São Paulo e para piorar ela está grávida do quinto filho, cujo pai desconhece. Atuações perfeitas.
Não foi á toa que a atriz Sandra Corveloni recebeu palma de ouro no festival de Cannes.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u405350.shtml

Prêmio muito pouco comentado na mídia, não divulgado de maneira satisfatótia ao grande público que se amontoa nas filas dos cinemas para ver filmes como Batman o cavaleiro das Trevas, A múmia e outros filmes americanos fantasiosos.
Na segunda semana de exibição fui assistir ao filme num grande cinema dentro de um shopping de São Paulo com capacidade para mais de 250 pessoas. Quarenta pessoas entraram.

Não que fugir á realidade possa ser um pecado. Pelo contrário é muitas vezes saudável e até necessário.
Porém, conhecer a realidade do lugar que se vive não é necessário é essencial.

Surpreende a atuação do ator Vinícius Castro, aquele garoto (agora já bem crescido) de Central do Brasil, lembram-se?

Surpreende também a trilha sonora de Gustavo Santaolalla músico argentino ganhador de dois oscars e responsável por trilhas sonoras de filmes como 21 gramas , Babel, Diários de motorcicleta e o Segredo de Brokeback Mountain entre outros.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gustavo_Santaolalla

O filme é na minha opinião um dos melhores nacionais que assisti.
Bela fotografia, ótima atuação dos atores, filmagem excelente, música impecável.
O filme além de sensibilizar o expectador prima pela estética e respeita a
Teria condições de disputar o Oscar, mas ficou fora da indicação.
Isso me entristeceu , mas não surpreendeu.

Não poderia ser diferente num país que quer se esconder e não encarar sua própria identidade.

É o Brasil virando-se de costas para o Brasil.

Exatamente como numa cena do filme aonde um dos filhos de Cleuza, o motoboy Dênis , sequestra um executivo que estava numa pick-up e a única coisa que pede é que ele o encare: "Tá me vendo? Olha para mim!".

Continuamos sem olhar.

6 comentários:

Anônimo disse...

Amigo Márcio,

Parabéns pelo seu blog. Coloque umas dicas de informática pois eu sei que vc domina o assunto!

Boa Sorte!!!

Nishio

Anônimo disse...

Oi Primo,
Gostei do seus comentarios. Estando tao afastado da realidade Brasileira, eu nao tenho a chance de identificar bons filmes brasileiros a nao ser quando sao nomeados para o Oscar.
Raramente o mercado americano abre as portas pra filmes the outras linguas que nao seja o Ingles.
Vou procurar este filme na internet. E uma boa oportunidade de encarar a realidade Brasileira.
Vou continuar lendo o seu blog, continue escrevendo.
Roney

Fabio Pastorello disse...

Olá, Marcio... Legal seu blog. Também assisti "Linha de Passe" e gostei muito, também acho lamentável não ser o indicado brasileiro ao Oscar, mas parece que o próprio Walter Salles não quis, uma vez que em outro filme seu (Abril Despedaçado) houve uma polêmica e ele acabou desistindo da competição. Enfim, o filme é ótimo... Tenho um blog em que costumo colocar alguns comentários de filmes, se te interessar, o site é http://pastorello.multiply.com/ Abraços, Fábio

MARCIO L GOULART disse...

Roney meu velho, pode deixar. Vou continuar postando dicas e quando eu for para a California levo uns filmes legais pra gente assistir ! Um abraço !

MARCIO L GOULART disse...

Nishio , obrigado por visitar o Blog e pela dica! Abraços

MARCIO L GOULART disse...

Fábio
Fiquei contente pela sua visita ao site. Sei que você se interessa pela sétima arte tanto ou mais do que eu,
Com certeza visitarei seu site!
Um grande abraço!
Marcio